Cultura
Quarta, 24 de Setembro de 2008
Programação completa do Festival Mundo é lançada
O Festival Mundo surgiu em 2005, num momento de marasmo e comodismo por qual João Pessoa passava, e logo chamou atenção como um festival corajoso e pioneiro na cidade, por somar à música outras formas de expressões artísticas, carregando no próprio nome conotações que remetem à diversidade cultural e integração. Ano após ano, o festival firmou-se como principal vitrine da produção independente da capital paraibana, e hoje, quatro anos depois, anuncia programação para a edição de 2008.
Colocando definitivamente João Pessoa no circuito de festivais independentes do país, teremos em 2008 uma semana de atividades (de 14 a 19 de outubro), entre oficinas, debates, exposição de artes coletiva, mostra audiovisual e shows, atraindo a atenção de jornalistas, músicos, artistas plásticos, videastas e público interessado para a cidade e sua produção.
Contemplando artistas consagrados e novos do cenário independente nacional, o festival terá 7 bandas paraibanas e 6 nacionais, no Galpão 14 (Largo de São Pedro Gonçalves, no Centro Histórico).
A coordenação do Festival Mundo liberou ontem a programação, que é a seguinte:
Sexta – 17/10 - Macaco Bong – MT; Cabaret – RJ; Calistoga – RN; Sem Horas – PB; Camarones Orquesta Guitarrística – RN; Outona – PB.
Sábado – 18/10 - Cabruêra – PB; Burro Morto – PB; Sweet Fanny Adams – PE; Garfo – CE; Nublado – PB; Elmo – PB; Cerva Grátis – PB.
Haverá uma mostra audiovisual – durante os quatro primeiros intervalos dos shows - que exibirá a evolução do rock em João Pessoa, com documentários e videoclipes de bandas locais, com destaque para o lançamento do primeiro videoclipe da banda paraibana Burro Morto, além de exibição de curtas-metragens.
A curadoria da mostra é do cineasta Carlos Dowling.
Haverá oficinas, exposição e debates
Em parceria com o Sebrae-PB, o Festival Mundo buscou atender temas diretamente ligados às reais necessidades de quem produz e divulga música, sempre focados na realidade de trabalho local.
As oficinas serão as seguintes: Home Studio - Oficina musical básica sobre técnicas de gravação, edição e mixagem em um computador pessoal; noções de hardwares e softwares; pré-produção; dicas e truques. Produção de videoclipe com baixo orçamento - Estética de som/imagem; edição; manejo de equipamento; como trabalhar com baixos orçamentos e, como resultado, início de produção de um vídeo clipe com a turma.
Haverá uma exposição coletiva, com 8 artistas locais, refletindo a produção contemporânea de artes visuais, tendo curadoria de Fábio Queiroz, no Casarão IAB.
Os debates serão para discutir funções, rumos e facilitar a troca de experiências, essenciais para ampliação de visões de mercado. Os debates acontecerão durante toda a tarde de sábado, e terá como publico principal os artistas locais e interessados em produção de música independente.
Os temas dos debates serão os seguintes: Profissionalização de bandas no mercado independente; Rock: contracultura e produto de mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário