terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resenha + fotos do Zona Punk

Festival Mundo
17/10/2008 - Galpão 14 - João Pessoa/PB
Vou começar falando que foi uma grande responsabilidade cobrir o Festival Mundo. Logo de inicio fiquei 'de bobeira' com a grande organização do evento, não que os envolvidos não fossem capazes. Vamos ao festival em si.

O Festival Mundo não é apenas um festival com proposta musical. Os organizadores (Rayan Lins e Carolina Morena) têm como proposta a interação dos artistas com vários seguimentos de arte. Este ano a programação foi bem recheada. Rolaram oficinas como as de: HOME STUDIO – com os integrantes da Banda Burro morto-PB, VIDEOCLIPE com - Carlos Dowling - Cineasta e Presidente da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas). Debates com os temas - PROFISSIONALIZAÇÃO DE BANDAS NO MERCADO INDEPENDENTE – Convidados - Bruno Kayapy, Ynaiã Benthroldo e Ney Hugo - Integrantes da banda Macaco Bong (MT) e ROCK: CONTRACULTURA E PRODUTO DE MERCADO – Convidados Bruno Nogueira (PE) – Jornalista especializado em crítica cultural e Marcus Alves (PB) – Jornalista, Mestre em Comunicação Social e Doutor em Sociologia. Ainda rolou exposição de artes. Foi uma semana toda respirando cultura. Mas para muitos o grande momento do festival viria com a chegada do final de semana, onde poderiam prestigiar as atrações musicais.


Este ano o Mundo contou com 13 bandas. Teve pra todo gosto, skate rock, instrumental, rock'n'roll, pop rock, etc. A abertura ficou por conta da banda paraibana Outona formada em Junho de 2008, fez um som que mistura energia, melodia e um pouco de agressividade. Em seguida teve a apresentação das bandas potiguares Camarones Orquestra Guitarrística e Calistoga. A primeira com um instrumental contando com 3 guitarras. Depois dos Potiguares veio a Star 61, banda paraibana que conta com o performático Flaviano nos vocais. O cara deu um show a parte, contou até com a participação do Marvel vocalista da bandaCabaret que teve sua apresentação logo após o star 61. O Cabaret banda do estado do Rio de Janeiro, não deixou por menos e mandou ver na instigação e na interação com o público. O Marvel dançou, cantou e cativou o público. Quem não conhecia a banda, ficou para ver a performance do cara. E pra encerrar o primeiro dia os caras do Macaco Bong, com um instrumental erótico (denominados por eles mesmos) som da mais alta qualidade. Quem tiver a chance de ver o show dos caras não vai se arrepender. Sim, entre cada banda rolava uma Mostra Audiovisual. O público era bombardeado de informação a todo instante. E vamos para o segundo dia.


Começando com a Banda Cerva Grátis (bem sugestivo), infelizmente não deu para chegar a tempo de ver a apresentação dos caras. Em seguida veio a banda Elmo, banda local que faz um skate rock de boa qualidade, com bastante energia e uma boa apresentação, que botaram boa parte do público para dentro da casa (galpão 14). A banda Nubladofez uma boa apresentação, mostrou seu indie rock com uma pitada de pop rock. Na sequência veio o Garfo, banda Cearense que faz um som bem diferenciado, um electro rock som de boa qualidade. O Sweet Fanny Adams veio logo após e fez um rock sem frescura direto e reto. Vindos do estado do Pernambuco mandaram bem nas terras paraibanas. Neste momento a casa já estava cheia. Muitos dos presentes estavam esperando os shows do Burro Morto e Cabruêra. O Burro Morto que vem sendo grande destaque no estado e mais ainda fora. Um som psicodélico (escutem e definam). Tocando recentemente no festival No Ar: Coquetel Molotov realizado em Recife. A apresentação deles no Festival Mundo foi muito boa, tocando músicas quase sem intervalos. Mas para encerrar esse grande festival não em tamanho, por que ainda é seu 4º ano, mas sim em qualidade, que não fica atrás de nenhum festival do Brasil. O encerramento ficou a cargo do Cabruêra banda paraibana com destaque nacional e internacional. Com várias turnês na bagagem, os caras detonaram. Umas das melhores apresentações do festival. Botaram todos pra dançar, pular, cantar. Teve participação especial, de amigos da banda, uns italianos que estavam fazendo um intercambio cultural.

Foi isso aí, quem pode participar desse grande evento cultural, saiu de lá com uma overdose de informações, e que venha o próximo Festival Mundo, que tem tudo para entrar na lista dos grandes festivais do Brasil.


Texto e Fotos: Rafael Passos


Imagens deste show:

Festival_Mundo_08/Burro_Morto-PB_01.jpg
Festival_Mundo_08/Burro_Morto-PB_02.jpg
Festival_Mundo_08/Burro_Morto-PB_03.jpg
Festival_Mundo_08/Burro_Morto-PB_04.jpg
Festival_Mundo_08/Cabaret-RJ_01.jpg
Festival_Mundo_08/Cabaret-RJ_02.jpg
Festival_Mundo_08/Cabaret-RJ_03.jpg
Festival_Mundo_08/Cabruera-PB_01.jpg
Festival_Mundo_08/Cabruera-PB_02.jpg
Festival_Mundo_08/Cabruera-PB_03.jpg
Festival_Mundo_08/Cabruera-PB_04.jpg
Festival_Mundo_08/Calistoga-RN_01.jpg
Festival_Mundo_08/Calistoga-RN_02.jpg
Festival_Mundo_08/Calistoga-RN_03.jpg
Festival_Mundo_08/Camarones_e_Orquestra_Guitarristica-RN_01.jpg
Festival_Mundo_08/Camarones_e_Orquestra_Guitarristica-RN_02.jpg
Festival_Mundo_08/Camarones_e_Orquestra_Guitarristica-RN_03.jpg
Festival_Mundo_08/Elmo-PB_01.jpg
Festival_Mundo_08/Elmo-PB_02.jpg
Festival_Mundo_08/Elmo-PB_03.jpg
Festival_Mundo_08/Garfo-CE_01.jpg
Festival_Mundo_08/Garfo-CE_02.jpg
Festival_Mundo_08/Garfo-CE_03.jpg
Festival_Mundo_08/Macaco_Bong-MT_01.jpg
Festival_Mundo_08/Macaco_Bong-MT_02.jpg
Festival_Mundo_08/Macaco_Bong-MT_03.jpg
Festival_Mundo_08/Macaco_Bong-MT_04.jpg
Festival_Mundo_08/Nublado-PB_01.jpg
Festival_Mundo_08/Nublado-PB_02.jpg
Festival_Mundo_08/Outona-PB_01.jpg
Festival_Mundo_08/Outona-PB_02.jpg
Festival_Mundo_08/Star_61-PB_01.jpg
Festival_Mundo_08/Star_61-PB_02.jpg
Festival_Mundo_08/Star_61-PB_03.jpg
Festival_Mundo_08/Sweet_Fanny_Adams-PE_01.jpg
Festival_Mundo_08/Sweet_Fanny_Adams-PE_02.jpg
Festival_Mundo_08/Sweet_Fanny_Adams-PE_03.jpg

Nenhum comentário: